Rockford Roleplay
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Rockford Roleplay

Um servidor de Garry's Mod, em que o modo de jogo é Roleplay (Serious RP)


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Ética e comportamento

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1Ética e comportamento Empty Ética e comportamento Sáb 28 Nov 2015, 15:06

Ziika v

Ziika v

ROCKFORD ROLEPLAY
Ética e Comportamento


Ética e comportamento dentro da equipe.


O manual sobre a conduta e ética que um administrador deve ter foi feito para padronizar alguns procedimentos e aprimorar a relação dos membros da equipe com a comunidade em geral, sabendo se portar em qualquer situação e proceder com segurança e maturidade o suficiente para honrar seu cargo e posição dentro do servidor, que é um cargo que exerce uma grande influência sobre todos os jogadores de uma forma ou de outra, alterando suas opiniões, que apesar de não serem os únicos a dar um parâmetro do certo e errado, os jogadores são um fator extremamente importante, já que é para eles que estamos aqui.

Conteúdo:

1. - Relações interpessoais.
1.1 - Relação administrador e jogador.
1.2 - Relação jogador e administrador.
2.- Postura e comportamento dentro da Staff.
2.1 - Como se comportar InGame.
2.2 -Como se comportar dentro do fórum.
2.3 - Virtudes que um administrador deve ter.
2.4- Falhas que um administrador deve evitar.



1. - Relações interpessoais.

O administrador que faz parte da equipe deve sempre manter uma boa relação e comunicação com a comunidade, para isso é sempre importante estar ciente sobre o que acontece no servidor, para poder entender opiniões diferentes e agir usando o bom senso para que chegue em conclusões inteligentes e justas, para o que for que estiver fazendo.

Para se construir uma boa relação, você deve conseguir a confiança da comunidade e logo, terá mais credibilidade e facilidade para lidar com todos. Mostre sua opinião sem desrespeitar o próximo. Um exemplo disto é quando um jogador comete um erro qualquer no roleplay e você tem de corrigi-lo, sabendo fazer isso de forma paciente e de forma que você mostre ao jogador que seu intuito não é de prejudicá-lo aplicando uma punição ou atrapalhar seu jogo e sim de que ele melhore sua conduta para que ele mesmo se beneficie das melhoras.


Lidar com situações desagradáveis ou conflitos na administração/com jogadores é comum, mas todo staffer deve saber como conseguir driblar essas dificuldades que podem ter início com uma má ou falta de comunicação, um mal entendido, responsabilidade de terceiros, enfim, é preciso saber o que está ocorrendo de fato para tirar conclusões, se você quer saber o que o player “x” fez, não vá perguntar ao “y” ao “w” ou ao “z” , pergunte ao jogador x, e então confirme/tire suas dúvidas com os outros jogadores. Saiba a procedência da informação que você tem para não ser precipitado e agravar a situação, vá a fundo para saber de onde sua informação veio e se realmente é verídica. Não tome informações de amigos próximos como ‘totalmente confiáveis’ , seus amigos, mesmo que não tenham a intenção podem estar recebendo uma informação errônea, além de ser um ato antiético passível de punição.

Tanto jogadores como administradores devem manter uma postura amigável com outros membros da comunidade, responder com grosserias e ignorar pessoas que necessitam de uma ajuda só faz com que isso se torne um ciclo e piore o ambiente em que jogamos, claro que em alguns momentos realmente não dá pra auxiliar alguém, mas não custa nada cinco minutos depois você mandar uma mensagem privada pro cara dizendo que estava/está ocupado.

Não vomite grosserias em canais de comunicação do servidor, seja ele o chat OOCly dentro do jogo, no fórum e evite isso em conversas paralelas, grosseria gera mais grosseria, você só tem a perder dizendo uma coisa para atingir alguém, pois também são de posts no fórum, e conversas em redes/programas sociais é que jogadores tiram conclusões pessoais sobre os administradores, que devem ser vistos como uma figura madura e sensata dentro e fora do servidor.

Atos passados são sempre motivo de desavenças ou de chacotas, quase nada é esquecido pelos jogadores, mas deve-se lembrar que estamos aqui para evoluir e isso deve ser exposto aos jogadores, que também sofrem com pré-conceitos por erros passados e devemos sempre lembra-los que por meio desses erros é que construímos nossas virtudes, aprender ou mostrar para um jogador que aprender com um erro passado é a melhor maneira para não erramos mais no futuro, chacotas e birrinhas por coisas passadas e já resolvidas devem ser punidas.

1.1 - Relação administrador e jogador.

Todo membro da Staff deve manter uma postura neutra em relação as denúncias, opiniões sobre jogadores e sempre quando for fazer uma crítica, que ela seja construtiva e sirva de ensinamento para o jogador. Passar um ar de superioridade não é uma boa coisa a se fazer, use sua autoridade de forma humilde, sempre.

Além de manter uma postura agradável ou no mínimo responsável com o jogador, o administrador deve respeitar as limitações de cada um. Conhecer melhor o jogador que você está ajudando e/ou punindo pode fazer a diferença entre ajudar ou atrapalhar, saber coisas como idade, o tempo que joga roleplay e que joga no nosso servidor, facções que já participou, coisas assim podem traçar um leve perfil sobre o jogador que fará diferença na hora de ajuda-lo. Sabemos também que alguns jogadores são mais difíceis de lidar e por muitas vezes administradores acabam se estressando e deixando o lado pessoal atingir seu trabalho, devemos ter em mente que quando um jogador pode lhe causar algum tipo de sentimento pessoal, você deve tentar resolver a situação de forma que não seja desrespeitoso e nem seja grosso, explique a situação afim de resolve-la o mais rápido possível ou passe o caso para um outro administrador que possa ajuda-lo.

Ás vezes no servidor temos momentos em que não temos muitos administradores e/ou administradores com poucos comandos online, apesar de muitos staffers se desdobrarem para poder atender a todos, o admin deve dar preferencia aos que pediram primeiro e podem ser ajudados por ele, caso o administrador não tenha poder de ajuda-lo é deve dele direciona-lo a uma área no fórum que seja destinada para o tipo de problema que ele tenha ou informação que deseja(observação: mesmo que exista uma área bem clara contendo a informação que o jogador precise, caso um jogador necessite, continua sendo dever do administrador responde-lo).

Uma coisa que deve ficar clara, é que administradores nunca devem mostrar uma postura hostil ou contra um jogador, sua função é ajudar todos os jogadores do servidor com máxima imparcialidade, sem exceção. Muitas vezes encontramos discussões ou desavenças pessoais no fórum em que administradores se colocam sobre o lado de seus amigos, conhecidos ou as vezes porque fazem parte de sua facção, a postura que o administrador deve ter nesse tipo de acontecimento é de se manter neutro e fazer seu trabalho, não deixando a discussão perder o respeito e se for tentar se envolver, fazer de uma forma em que apenas procure a resolução do problema da melhor forma para ambos os lados, uma discussão sem um propósito deve ser punida. As famosas ‘panelas’ administrativas junto de jogadores ou outros admins é totalmente execrável no servidor e isso pode ser punido de várias formas dependendo da intensidade o qual foi feita a panela, deve se lembrar que a famosa ‘panela’ é composta com coisas do tipo usar a influência que o administrador/jogador tem no servidor para se beneficiar em situações diversas, se colocar sempre em uma postura defensiva e as vezes hostil a quem não lhe convém, enfim, são várias as coisas que pode definir uma panela, mas é importante lembrar que todos temos livre arbítrio mas devemos usar ele com imparcialidade e buscar defender apenas o lado certo.

1.2 - Relação jogador e administrador.

O administrador deve sempre deixar claro ao jogador que como todos os membros da nossa comunidade, ele tem direito a se divertir e aproveitar nosso servidor e mesmo que um jogador coloque a prova o quanto você se diverte ou trabalha, você administrador (que deve ter fundamento para isso) , deverá pedir sem grosserias, que o jogador encaminhe uma denúncia ao responsável.

Os jogadores que fazem parte da comunidade tem o dever de zelar por um ambiente mais tranquilo de se jogar, ajudando administradores dando-lhes informações e meios para se fazer um bom trabalho. A dinâmica com os jogadores é imprescindível para que possamos saber o que acontece; o administrador deve tentar entender o que o jogador quer em um modo geral ou em uma determinada situação, onde ele sempre espera uma resposta agradável a seus interesses, absorvendo isso, os administradores poderão pensar em soluções inteligentes para agradar os jogadores da forma mais justa aos interesses deles e da Staff.

É admirável administradores que não se apresentam de forma sempre imatura dentro do fórum, muitas vezes damos respostas em assuntos sérios enquanto fazemos uma brincadeira e isso acaba tirando o foco dos jogadores, dê o exemplo.

2. – Postura e comportamento dentro da Staff.

O administrador deve manter uma postura madura o suficiente para saber que todos estamos aqui para nos divertir e saber que algumas brincadeiras, quando consentidas podem ser agradáveis. A maturidade que pedimos dentro do servidor são nas decisões e responsabilidades que o administrador trás para seu peito, tomar uma atitude equivocada não é demonstrar a maturidade requerida para estar dentro da administração. Às vezes administradores tentam passar uma imagem de seriedade e maturidade mas acabam passando uma imagem rude por não compactuar ou ser seletivo com as brincadeiras que faz ou aceita, claro que sabemos que não são todos que gostam de brincadeiras mas deixe isso claro de forma que não passe a imagem errada ao jogador, saiba ser transparente.

A imparcialidade em conjunto com a maturidade são a combinação perfeita da postura básica de um administrador, que lhe dará uma boa base para solucionar problemas com máxima eficácia dentro do servidor. Optando sempre pelo lado da razão, o administrador nunca deixará de fazer um bom trabalho, mesmo que não consiga resolver a situação.

Jamais um administrador deve fazer brincadeiras desrespeitosas, fazer xingamentos ou qualquer coisa do tipo com jogadores/administradores que ele não tem afinidade. Fazer isso é uma falta grave e pode levar a retirada do administrador da Staff.

2.1 - Como se comportar InGame.

Dentro do jogo, o administrador deve sempre manter um atendimento padrão e nunca se exceder, anúncios indevidos no chat OOCly, kicks/prisões com descrições pejorativas ou ‘zueiras’ é totalmente execrável.

Para tentar padronizar o atendimento in/out game, faça um atendimento o mais pessoal possível, o jogador sentirá uma sensação mais agradável e mais confortáveis, mostrar-se simpático com certeza afastará os pensamentos de que administradores são sempre previsíveis, robôs ou algo do gênero. É claro que não são todos que tem uma certa desenvoltura para lidar com um jogador, caso isso ocorra o administrador deve manter uma postura ‘profissional’.

Não é permitido atender jogadores fora dos canais de atendimento do servidor ou fórum, algumas exceções podem ser consentidas, mas quando isso é extremamente rápido de se fazer e o administrador não precise se deslocar para o local do jogador. Atender jogadores fora dos canais administrativos, além de ser uma falta grave, faz com que os jogadores fiquem com esse mal hábito e não dá espaço para administradores superiores avaliarem seu trabalho e a ajuda não irá para os logs corretos. Não importa o que for, se um jogador lhe pede qualquer tipo de ajuda, mesmo que seja uma pergunta simples de ser respondida, peça para ele usar os canais de ajuda como o /sos, a única exceção é no fórum.


2.2 – Como se comportar OutGame.

Todo membro da Staff deve sempre ficar ligado no fórum e nos tópicos o qual visita e sempre advertir jogadores que saem da regra de boa convivência e que estimulam discussões ou flames desnecessários , mensagens como essas devem ser editadas deixando apenas “Mensagem editada pela administração” e punimento do jogador na mesma hora. Deve ser evitado do tópico ser trancado, tente fazer com que a discussão cesse e então como última medida tranque.

Administradores que ignoram mensagens maldosas de usuários ou apenas mensagens desnecessárias, não está fazendo seu trabalho, se for visto que o administrador está em tal tópico por muito tempo e não aplicou nenhuma correção a jogadores que estão fazendo errado nele, esse administrador deve ser advertido. Qualquer membro da Staff tem total direito de moderação em qualquer tópico dentro do fórum, não é porque o administrador fulano que criou ou que está monitorando tal tópico, que o administrador ciclano também não possa.

Para tentar evitar o vazamento de certas informações internas, será proibido que administradores respondam perguntas sobre a Staff, andamento interno, brigas ou qualquer coisa relacionada a parte interna da equipe, muitas coisas vazam e tomam grandes proporções, quando estas já foram solucionadas e se cria um grande alarde por nada. Para que o administrador se policie, ele deve se perguntar se está fazendo certo de dizer tal coisa para fulano, reflita o que outro administrador iria pensar.

O que os jogadores precisam saber, nós sempre tentaremos passar o mais rápido possível via anúncio oficial, quando os fatos realmente estão resolvidos, não enquanto estão em andamento. Um exemplo disso é postar um tópico de anuncio oficial relacionado a um possível abuso de um administrador, sem ainda ter concluído o caso. A pensamento que o administrador do Rockford Roleplay tem de ter é de fazer antes de falar, a prepotência muitas vezes nos dá um limite tão grande que seria facilmente rompido com ações, não espere o amanhã, faça hoje, agora!

2.3 - Virtudes que um administrador deve ter.

Sendo um administrador cordial, sua primeira impressão será melhor e com certeza isso terá bom retorno, mesmo que não seja tão benéfico com alguns jogadores, isso não te trará problemas, então não existe motivo para não tentar. Ser cordi al te poupará muitas coisas desagradáveis visto que os jogadores terão uma melhor imagem de você, mas administradores cordiais de mais acabam sofrendo com o abuso dos jogadores, sempre deixe claro os limites aos jogadores.

Iniciativa é uma das virtudes que serão apreciadas dentro da equipe, dar sugestões de regras, scripts e melhoramento da Staff nunca é de mais, todos dentro da Staff tem a possibilidade de mudar o servidor de alguma forma, então usem esse poder. Existe a áreas interna no fórum onde pode ser debatidos qualquer assunto relativo ao servidor (Discussões Administrativas), onde vocês podem colocar suas idéias a debate.

Ter o interesse de aprender é fundamental, administradores que acham que sabem tudo sempre acabam passando uma péssima imagem ao jogadores e por muitas vezes acaba errando pelo seu ego em excesso. Todos estamos aqui para aprender e fazemos isso com a experiência de erros passados, o administrador deve ter sua cabeça aberta para novos conceitos tanto de jogadores quanto de outros administradores, a reflexão antes de falar algo é uma coisa apreciada dentro da equipe. Não é porque você é administrador nível 4, que sua opnião estará mais ou menos certa do que a de um administrador nível 1, não é porque fulano é dono do servidor que está sempre certo, tudo e todos dentro da equipe estão sujeitos a críticas, que devem ser feitas com o intuito de melhorar, sempre.

Dar o exemplo é a forma mais fácil de se corrigir um jogador, se você sabe que faz as coisas da maneira mais correta possível, com certeza será mais fácil instruir alguém a fazer o mesmo, ninguém precisa ser um santo dentro da equipe, mas dar o exemplo é uma boa forma de se conseguir bons resultados.

2.4 – Falhas que um administrador não deve cometer.

Como dito em outros artigos, jamais um administrador deve entrar em conflito direto ou pessoal com um jogador ou até mesmo mostrar antipatia, isso só fará com que os jogadores tenham seus ‘administradores favoritos’ e que não julguem a Staff de uma maneira conjunta e sim singular, o que não é o nosso objetivo.

Sempre fale a verdade, nunca invente coisas ou minta sobre um fato para que a Staff se passe por certa ou você se beneficie da situação. Isso também será pedido em casos de flames de jogadores, como dito em artigos passados, você não deve desrespeitar e evitar atritos pessoais com outros jogadores/administradores, mas caso seja necessário, você deve sim dizer a sua opinião com sinceridade, mesmo que ela acarrete em futuros atritos. Saiba distinguir os momentos que são ou não necessários.

Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos